Alimentos que favorecem a saúde vocal

Alimentos que fazem bem para a voz

“Cantar é mover o dom do fundo de uma paixão”, como já dizia Djavan. Existem pessoas que amam cantar e têm até o dom para desempenhar essa função.

Além do talento natural, fazem cursos de canto, têm aula, estudam, estão aprimorando o talento que receberam e querem soltar a voz.

E para que isso aconteça, é necessário que ela tenha certos cuidados com a sua voz, pois ela é, na maioria das vezes, seu instrumento de trabalho, e requer todo o cuidado para que seja mantida plena e saudável.

E, com o intuito de ajudar as pessoas que gostam de cantar, este texto trará alguns alimentos que ajudam a melhorar e manter a saúde da voz.

Alimentos que ajudam a cuidar da voz

Alguns alimentos são importantes aliados dos cantores porque ajudam a manter a sua voz saudável e a melhoram, fazendo com que elas estejam sempre no ponto no momento em que mais precisarem dela.

Se você gosta de cantar e deseja soltar a voz sem ter nenhuma vergonha ou empecilho que prejudique isso, fique atento quanto aos alimentos que serão relacionados neste texto. Eles serão de grande valia para você.

Os alimentos importantes para ajudar a manter e a cuidar da voz são:

Água

A água é importante para todos os casos. Para ganhar massa muscular, queimar gordura, manter a saúde, não importa, ela é imprescindível para a saúde. Muitas pessoas buscam algum remedio para emagrecer natural ou para ganhar massa magra, porém poucos sabem que ingerir água é vital para o corpo humano.

Ela é essencial para a pessoa que deseja cantar ingerir bastante água durante o dia. O ideal é que ela consiga ingerir cerca de 8 copos de água por dia, em temperatura normal, evitando o uso de água gelada, pois ela contrai as cordas vocais, o que acaba as prejudicando.

Utilize sempre água fresca, na temperatura ambiente. Se você não for muito fã de água, substitua-a por um suco natural da fruta diluído na água.

Maçã

A maçã é uma fruta que ajuda e muito a melhorar a voz. Ela possui poderes adstringentes que limpam toda a mucosa da boca e da laringe, que é por onde a voz é produzida.

A maçã irá retirar todas as secreções que dificultam a vibração das cordas vocais, fazendo com que a sua saliva se diluía com mais facilidade, permitindo que a voz saia de uma forma melhor. O ideal é que você ingira uma maçã por dia.

Uma outra opção que você pode fazer é o gargarejo com o chá de maçã ou com a fruta desidratada.

Mel

O mel é importante porque ele é capaz de auxiliar na lubrificação das cordas vocais, fazendo com que o encontro delas se dê de uma forma mais suave.

É ideal tomar uma colher de sopa de mel por dia.

Além disso, o mel é um ótimo alimento para o sono, fundamental para qualquer pessoa.

Balas e pastilhas de menta

As balas e as patilhas que contêm menta são importantes para as cordas vocais porque elas possuem uma propriedade anestésica, que faz com que elas fiquem aliviadas, menos tensas, eliminando interrupções como a rouquidão, ajudando a melhorar a voz.

Mas tem que ter atenção, o seu uso não é pra ser abusivo. É preciso ter cuidado para não extrapolar o uso e lesionar as cordas vocais.

Chás

Consumir chás oriundos de flores, frutas, podendo ser de camomila, erva-doce, entre outros, é importante e traz benefícios para a saúde vocal.

Alimentos a serem evitados pelos cantores

Alimentos que fazem mal para a voz

Assim como também existem alimentos que ajudam a manter as cordas vocais saudáveis, existem outros alimentos que as prejudicam e podem até dificultar seu aprendizado em algum instrumento. Portanto, é preciso ter cuidado e evitar esses tipos de alimentos, que são:

Bebidas alcoólicas

A ingestão de álcool faz com que haja um ressecamento da mucosa da laringe, o que acaba provocando um maior esforço para poder conseguir falar, imagina para cantar?

O uso de bebidas alcoólicas aumenta as chances da pessoa perder a voz por um determinado momento ou então, ter rouquidão.

Café

O café possui substâncias que desidratam as cordas vocais. Se você tem o costume de beber café, isso não está proibido, mas saiba que, para ter um melhor desempenho da sua voz, o ideal era que você não bebesse.

Mas se ainda assim você deseja tomar uma xícara de café, após ingeri-lo, beba um copo de água, para que você possa hidratar as suas cordas vocais, mantendo a qualidade da sua voz.

Comidas gordurosas e leite

A gordura faz com que as cordas vocais fiquem impregnadas, cheias de líquido, o que atrapalha o desempenho da voz. Portanto, se você ingerir algum alimento gorduroso ou o leite, beba um copo de água para limpar as suas cordas vocais.

ARTIGOS RELACIONADOS: