Como tocar bateria?

Como tocar bateriaToda pessoa, uma vez na vida, já se viu batucando em algum lugar. Ao escutar uma música com uma batida diferente, ou até mesmo com uma batida simples, mas que você curte, suas mãos acompanharam as batidas do baterista, entoando um ritmo para que todos possam se animar.

E, dependendo da situação, você se empolga a ponto de fazer solos de bateria e se apresentar para a plateia imaginária, mas o seu show já valeu a pena. Isso acontece com aqueles que gostam de música, que não perdem a oportunidade de se mostrar para a galera.

Alguns batuques feitos ditam o ritmo e, a partir dele, a pessoa começa a perceber se tem ritmo, se leva jeito para as batidas.

Quando as respostas são positivas, entrar numa aula para aprender tocar bateria é sempre válido.

Para aprender a tocar bateria, você precisará ter muita coordenação motora e agilidade.

A bateria é um dos instrumentos mais complexos que existe, pois ela reúne várias peças num só instrumento, por isso é importante coordenar bem cada uma delas. Assim que um grande baterista faz.

É através da bateria que a marcação da música será feita.

O baterista ditará o ritmo da música e será seguido pelos outros instrumentistas. Assim sendo, é possível tocar uma música lenta com uma velocidade maior, para isso, será necessária a contagem para ter a marcação.

Quando o baterista faz a contagem batendo uma baqueta na outra, ele está fazendo nada mais do que determinar o andamento da música que os outros instrumentos deverão seguir.

A importância da coordenação motora se faz presente porque será necessária a utilização de todos os membros do corpo.

O pé direito coordenará o andamento batendo no bumbo, o pé esquerdo levanta e bate no chim bal, e as mãos ficam com as baquetas, fazendo o ritmo nas caixas superiores.

Não é qualquer um que conseguirá realizar todos esses movimentos e ainda manter o ritmo certo da música. Por isso que os cursos de bateria dão ao aluno, exercícios práticos específicos, que vão aumentando gradativamente, até o aluno se acostumar com tudo.

Afinal, como tocar bateria?

A bateria é um instrumento que está presente no mundo da música.

Diferentes tipos de ritmos fazem uso da bateria, como o rock, blues, jazz, pop, entre tantos outros. Cada um na sua particularidade, mas sempre utilizando a bateria.

Para começar a entender a bateria, é preciso saber os itens que a compõe. São oito itens, sendo eles:

  1. 1 Bumbo;
  2. 1 Caixa;
  3. 1 Tom 1;
  4. 1 Tom 2;
  5. 1 Surdo;
  6. 1 Chimbal;
  7. 1 Prato de Ataque;
  8. 1 Prato de Condução.

Essas são as peças que compõe uma bateria. Além delas, será necessária também a utilização das baquetas e do metrônomo, que é um marcador de tempo. É importante praticar com o metrônomo, para que não haja nenhum movimento fora do tempo.

Aprendendo a tocar bateria

Aprendendo a tocar bateria1 – O primeiro passo é aprender o compasso. O compasso é o tempo onde são colocados as notas, os ritmos e as viradas da bateria.

Comece fazendo batucadas com a mão. Isso fará com que você aprenda os ritmos básicos.

2 – Conte as semínimas – existem diversas formas de dividir o compasso, mas para quem está iniciando, o 4/4 é ideal, mostra que são 4 batidas numa contagem. Bata 4 vezes iguais com a mão. Essas são as semínimas.

Sempre conte em voz alta, para manter o controle do ritmo e entender o que você está tocando. Utilize o metrônomo para praticar o ritmo.

3 – Conte as colcheias – toda semínima é composta por duas colcheias. Toque uma semínima com uma mão e, em seguida, tente tocar as colcheias na mesma batida. Conte como “1 e 2 e 3 e 4…”. Conte em voz alta, fazendo a marcação com a mão.

4 – Batuque com a outra mão – continue as batidas com a primeira mão e, com a segunda, conte as colcheias. Sempre que disser “dois e quatro”, bata a outra mão na mesa ou na coxa.

5 – Trabalhe a marcação – continue fazendo a marcação com as duas mãos, mas quando você disser “um ou três”, bata o pé esquerdo, ou o pé que fizer a marcação do bumbo.

Para aprender a tocar bateria, saiba que o aprendizado é dividido em duas grandes importantes categorias: ritmo e técnica. Para aprender as técnicas, você precisará de uma bateria.

Agora, para aprender o ritmo, você não precisa dela. Quando aprender tudo sobre ritmo e ter criado um sendo de ritmo e contagem antes de se sentar numa bateria, seu aprendizado será mais fácil e rápido, se tornando um baterista melhor.

Vídeo aulas: como tocar bateria

Para ajudar você que deseja tocar bateria, eu separei 4 video aulas. Confira:

Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

ARTIGOS RELACIONADOS: