Por que todo mundo precisa tocar pelo menos um instrumento

Instrumento MusicalTocar um instrumento é transmitir, através da arte, técnicas que conseguem tocar o coração e as mentes das pessoas, e se possível, através da melodia entoada por qualquer que seja o instrumento musical mudar vidas.

Mas, você sabia que o ato de tocar instrumentos musicais não afeta apenas as pessoas que estão a sua volta e que te veem realizando esta expressão artística?

Isso mesmo! Você é o principal afetado pelo toque do instrumento que sai de você mesmo. E, são tantos os benefícios, que acredita-se que todas as pessoas do mundo seriam ainda mais felizes se tocassem pelo menos um instrumento musical.

Além de melhorar a sua concentração, tornar a sua memória revigorada e ainda mais afiada, o ato de tocar instrumentos musicais te faz ter uma nova visão de mundo, te torna mais crítico aquilo que você vê, te faz uma alma dotada de poesia e te deixa, no fim das contas bem mais feliz do 1que se você não conhecesse bem ou tocasse instrumentos musicais.

Quer saber mais sobre os benefícios dessa arte para você? Sim! Vamos lá!

Afia a memória

Quem toca instrumentos tem a capacidade de desenvolver a memória mais do que as pessoas que não tem este hobbie.

A sua capacidade de memorização aumenta de um forma muito grande! Isso não é uma informação inválida ou algo feito a partir do senso comum e sim uma pesquisa que foi desenvolvida por estudiosos no assunto que acabaram chegando a esta conclusão, vou explicar aqui para você.

Foi conduzido um estudo com um grupo de 37 crianças entre 3 a 4 anos em que algumas recebiam aulas de piano e outras não, elas foram submetidas aos estudos convencionais em uma escola, sendo opção dos pais ou responsáveis que algumas das crianças praticassem alguns instrumentos e outras não.

Então, aproveitando este momento me que se havia controvérsias, os pesquisadores foram analisar depois de um tempo o rendimento destas crianças nas mesmas atividades realizadas em sala de aula.

Eles chegaram a conclusão de que as crianças que tocavam instrumentos tinham 34% mais desenvoltura e habilidades especiais temporais que as outras que não praticavam instrumento algum, e ainda que estas habilidades desenvolvidas duravam em longo prazo.

O Leandro Kasan fala um pouco mais sobre o porquê tocar um instrumento faz bem para o cérebro.

Melhora a organização

Se você é alguém que prática instrumentos, com certeza, tem uma capacidade de organização e gestão de tempo bem desenvolvida, mesmo que ainda não a tenha posto em prática no momento.

Pessoas que tocam instrumentos tendem a ter esta capacidade por que eles estão sempre focados na qualidade daquilo que fazem, sem esquecer-se do tempo que eles têm para realizar determinadas atividades que vão requerer esforço e dedicação.

Para que um músico consiga aprender rápido eles vão ter que saber gerir o seu tempo a seu favor usando cada minuto ao máximo de aproveitamento.

Melhora a coordenação motora

A coordenação motora é a que é afetada quase que de imediato!

Afinal, é necessário ter ela para que seja possível tocar qualquer que seja o instrumento musical, uma vez que todos eles requerem uma habilidade do tocador em agilidade das mãos ou outras regiões corporais.

Os olhos devem estar e total sincronia com as mãos, e trabalharem de forma conjunta e quase que instantânea, e assim poderem fazer com que o som saia de forma perfeita através do instrumento musical trabalhado.

Aumenta a concentração

Se praticar algum instrumento musical, você passará a ser uma pessoa mais concentrada naquilo que faz.

Já que toda música requer, de qualquer que seja o instrumento trabalhado, uma sintonia e concentração afiada no tom, na afinação, no tempo, no ritmo, no timbre, na duração da nota, entre muitas puras cosas inerentes ao mundo da música.

Esse efeito é bem maior se você toca com outras pessoas, pois a tarefa de sincronia e a concentração deve ser mais aguçada a fim de não sair do ritmo entre todos os instrumentos trabalhados no momento.

Alivia o estresse

O seu estresse será aliviado de forma quase que imediata! Quanto mais avançado em um instrumento você for, maior será a sua capacidade de conseguir desopilar sozinho com ele, uma vez que você poderá tocar o que quiser e quem sabe, até mesmo, produzir melodias de sua autoria.

A música é uma das formas de terapia, e produzi-la é ainda mais vantajoso. Por isso, quando estiver estressado, aposte em tocar algum instrumento que tudo vai melhorar.

ARTIGOS RELACIONADOS: