Veja os motivos que a falta de sono pode prejudicar seu desenvolvimento musical

Sono Prejudica o Desenvolvimento MusicalUm dos grandes problemas da população mundial é a má qualidade do seu sono. É difícil você conhecer uma pessoa que durma bem a noite toda, que não sofre com insônia ou que não tenha nenhum tipo de problema quando vai repousar.

Um dos momentos mais importantes de uma pessoa é na hora do sono. É nesse momento que o corpo dá uma parada e consegue relaxar e você finalmente repousa para recarregar as energias, a fim de que possa começar todas as atividades no dia seguinte.

Um músico precisa estar preparado quando for desempenhar a sua função.

Cuidado, atenção, são meios que o músico precisa ter para que possa tocar os instrumentos e, quando ele não consegue ter uma boa noite de sono, seu preparo pode ir por água abaixo quando for se apresentar.

Com o intuito de ajudar os músicos a não sofrerem com a falta de sono, esta página trará informações sobre o que a insônia pode causar no corpo e até mesmo no desenvolvimento da sua carreira musical.

E antes que você saia atrás de um remédio para dormir, tenha em mente que é possível optar por opções naturais e mais seguras, a alimentação é uma delas.

Alguns alimentos que podem te ajudar a ter uma noite bem dormida são:

  • Aveia
  • Mel
  • Chá de camomila
  • Leite
  • Cereja
  • Couve
  • Alface
  • Chocolate amargo
  • Banana
  • Iogurte
  • Nozes
  • Amêndoas
  • Grão de bico
  • Tomate
  • Maracujá
  • Laranja
  • Abacaxi

Malefícios que a falta de sono pode trazer para o músico

É ciência de todos que a falta de sono é prejudicial à saúde. Não há uma pessoa que pense ao contrário disso, embora muitos façam exatamente o contrário e não dormem quando deveriam descansar.

Seja por diversos motivos, é grande o número de pessoas que tem problemas para descansar o corpo, fazendo uso de medicamentos, buscando soluções médicas, terapias e diversas outras saídas para fugir dessa situação.

Acontece que, o fato de não dormir bem, prejudica e muito a carreira musical, o desenvolvimento de qualquer função profissional, mais ainda daqueles que são músicos.

Você, músico, pode estar assustado com isso, mas é uma verdade e logo abaixo estarão os motivos para que essa afirmação não seja leviana.

Perda de memória

O músico, ao não conseguir ter uma boa noite de sono, acaba tirando alguns cochilos durante a tarde, o que pode acabar prejudicando sua memória.

Pode prejudicar porque, quando a pessoa dorme e consegue atingir o estágio mais profundo do sono, conhecido como R.E.M., em português, Movimento Rápido dos Olhos, é nesse momento que o processo de fixação de lembranças acontece.

Além disso, os cochilos e o não descanso correto atrapalham no aprendizado de uma maneira geral.

Impedimento da criatividade

Na fase R.E.M. também é quem estimula a criação, ter ideias novas e originais. Nesse momento do sono que a atividade cerebral faz com que sonhemos.

Quando não consegue atingir esse estágio no sono, o músico perde a capacidade criativa o que é péssimo para sua carreira.

Ansiedade

Não conseguir dormir bem, ter um sono sem qualidade, é uma situação estressante para o organismo, pois, para ele, essa falta de descanso não é normal.

E, como defesa do corpo, há uma liberação de hormônios, como a adrenalina e o cortisol, que trazem ansiedade e irritação à pessoa.

Perda do controle emocional

Não dormir bem deixa o músico mais reativo e impulsivo. Isso o prejudica na comunicação, na criação, na empatia e na socialização, sendo um verdadeiro inimigo da inteligência emocional, e da capacidade de respeitar o tempo das outras pessoas.

Sem concentração

O músico precisar estar concentrado para exercer bem a sua função. O fato de não conseguir dormir bem o deixa sem concentração, sem foco algum naquilo que ele deveria desempenhar.

O cérebro já tem dificuldades para exercer duas, três atividades simultâneas. Não dormir bem só irá prejudicar ainda mais essa situação.

Quais são os benefícios de uma boa noite de sono?

Benefícios de uma boa noite de sono

O sono é a sua fonte de energia. Ele serve para alimentar o nosso corpo, de modo que recarrega todas as energias, revigorando o corpo e a mente, para que possamos nos sentir mais dispostos para encarar o novo dia.

Dormir bem faz com que o seu corpo rejuvenesça. E, além disso, é ele quem te ajuda a prevenir as doenças, além de fazer com que sua longevidade aumente, deixando você com uma aparência melhor.

Além disso, o seu corpo ficará com as energias físicas recuperadas e te auxiliará a controlar o seu peso.

A sua mente também irá te agradecer, pois ela conseguirá processar as informações e as armazenar na memória.

Quando você dorme bem, o seu organismo conseguirá relaxar, com isso, ele irá produzir o hormônio do crescimento que trabalha na recuperação dos ossos. É quando estamos dormindo que o nosso organismo produzirá a melatonina, que cuidará das células, dando corda ao relógio biológico.

Você sabia que existem músicas que favorecem o sono? Separamos uma abaixo:

ARTIGOS RELACIONADOS: